A dobra de fogo é baseada no estilo Shaolin do Norte do Kung Fu, que consiste em ataques ferozes e rápidos. Embora seja uma dobra mais ofensiva, possui boas técnicas defensivas, como a barreira de fogo. A dobra de fogo é a única dobra em que o dobrador pode gerar o elemento, e para que isso aconteça o dobrador precisa principalmente de fôlego. Acredita-se até que o fogo é gerado na mistura do chi (energia vital do corpo, segundo as filosofias orientais) com o fôlego. Os dobradores de fogo são capazes de gerar fogo tanto com as mãos e os pés quanto pela boca.
A dobra de fogo é influenciada principalmente pelos sentimentos do dobrador, por exemplo, quando ele está com raiva os ataques se tornam mais agressivos. Por isso, é necessário muito auto-controle para que não cause uma grande destruição. Os dominadores geralmente tem dificuldades em se controlar, podemos ver exemplos disso em Zuko e Zhao.
Os dominadores de fogo ficam mais fortes durante o dia, devido à influência do Sol, a maior fonte de fogo da natureza, e o poder dessa dobra também pode ser retirado de cometas, como ocorreu na guerra iniciada por Sozen, que se utilizou de um cometa para ficar mais forte e atacar outras nações.
Os dobradores de fogo são os mais determinados, e talvez isso encoraje seu desejo de destruição. É claro que há exceções, como por exemplo, o pacifico Iroh.
Sendo um elemento de fácil manejo, o fogo permite que o dobrador crie diversas técnicas e diversas formas, daí vai da habilidade de cada dobrador.
Dobras especiais
As dobras especiais de fogo são o fogo azul e o raio, técnicas até hoje só utilizadas por dois dobradores, Azula e Iroh (e Iroh não domina o fogo azul, apenas o raio). São técnicas bastante avançadas, o dobrador tem que se tornar um grande mestre e ser muito habilidoso para domina-las.
Fogo azul: É um fogo mais intenso e quente do que o normal, e combina as técnicas de dobra de fogo com raio, sendo muito difícil de controlar. Talvez Azula prefira utilizar-se dessa dobra por seu grande poder destrutivo, além de que ela é uma dobradora habilidosa.
Raio: Também chamado de “Fogo de Sangue-Frio”, uma dobra mortal. Para que o dobrador consiga gera-lo, é preciso esvaziar a mente e separar as duas energias, Yin e Yang, ou seja, o positivo e o negativo, e então libera-las quando quiserem se unir novamente. Há uma técnica criada por Iroh para desviar os raios, que consiste em canalizar a energia pelo corpo, indo de uma mão e passando pelo estomago, impedindo que passe pelo coração (pois pode causar uma parada cardíaca), e então libera-la pela outra mão, lembrando-se sempre de manter os dedos indicador e médio esticados, para que o fluxo de energia não seja interrompido.
O Shaolin do Norte
O Shaolin do Norte é o estilo mais completo do Kung Fu, uma arte marcial chinesa. Possui um sistema de katis, ou seja seqüências de movimentos de luta. No total são dez, e há também o treinamento com armas como o bastão, o facão chinês, a espada, a lança, o punhal duplo e outras armas tradicionais.
O norte Chinês é mais montanhoso, com um clima obviamente mais frio. Os chineses do norte utilizavam-se de roupas mais grossas para melhor proteção do frio e possuíam as pernas fortalecidas devido à convivência nas montanhas. Sendo assim desenvolveram um Kung Fu de movimentos mais amplos, de forma a não ser atrapalhados pelas grossas roupas que coibiam alguns golpes. Valorizaram bastante os chutes, principalmente os mais altos, aproveitando as pernas fortes.
Base do cavalo
Astrologia
Os signos do elemento fogo são Áries, Leão e Sagitário. As principais características dos signos desse elemento são a determinação, o espírito de liderança, o amor à liberdade e muitas vezes o egocentrismo. São otimistas e generosas, o calor que transmitem é contagiante. As pessoas desse elemento combinam com pessoas do elemento ar, e geralmente não combinam com terra.