História do reino da terra
Há muito tempo atrás, como diz a lenda, existiam texugos toupeiras, os únicos animais dominadores de terra. Eles faziam enormes túneis nas montanhas criando labirintos. Existiam duas aldeias, e uma grande montanha separavam elas, certa vez as aldeias entraram em guerra, porém existia um casal, Oma e Shu. Eles se escondiam nas montanhas para não serem pegos e mortos pelas aldeias. Viram e aprenderam com as toupeiras a arte da dominação de terra, assim se tornaram os primeiros dominadores de terra. Foi destes dois que se originou o nome da cidade Omashu, governada até então pelo rei Bumi.
Dobras Especiais
No decorrer do desenho, Aang e os outros, encontram Toph, uma garota dominadora de terra que é cega. Toph usa seu dom de dominar terra para escutá-la, assim sabendo antecipadamente os movimentos dos inimigos. No capítulo 2x19, Toph é presa em uma enorme caixa de metal, desesperada, pois não consegue enxergar sem terra, ela consegue captar as minúsculas partículas de terra que possuem dentro do metal, assim conseguiu dominá-lo.
Aos redores de Ba-sing-se, existem alguns exércitos habitados por dominadores de areia. Esses podem dominar a areia fofa, a qual os dominadores de terra não conseguem, pois estão acostumados a usar dobras sólidas. Esses dominadores vivem no deserto e podem criar grandes tornados de areia, assim eles criaram um meio de transporte movidos a dobra de areia, para poderem andar nos enormes desertos com mais velocidade.
As Técnicas
A dobra de terra é caracterizada por posturas firmes e golpes fortes que se originaram da arte marcial chinesa Hung Gar, do Kung Fu. Essa dobra consiste ser defensiva e ofensiva, porém seus movimentos não são de grande agilidade. Podem criar enormes barreiras de terra, diferentes tamanhos de pedra, entre outras coisas. Esse elemento pode se dominar em quase todos os cantos do mundo, que possuem terra.
Porém pode-se dominar terra com uma outra técnica, a qual Toph Bei Fong usa. Louva-Deus do Kung Fu, os movimentos são rápidos, curtos e precisos, onde o atacante penetra dentro da guarda do adversário, no caso do desenho uma dobra de terra.
Astrologia
Os signos do elemento terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Uma relação segura. As pessoas do elemento terra compartilham a necessidade de segurança e estabilidade. Gostam das rotinas do dia a dia e da casa em ordem. São prática e racionais. Tem a mesma maneira de encarar a vida e isso pode tornar a relação duradoura. Os problemas vem da resistência em mudar, do excesso de racionalidade e da falta de romantismo.